top of page
Marina.jpg

MARINA
MATTAR

Fundadora e CEO da Perspectivas Comunicação & Relações Institucionais; vice-presidente Institucional do Grupo Tellescom; diretora de Assuntos Corporativos da Unigel; única brasileira membro da equipe de Governança (“Advisory Group”) da Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC), do World Bank.
 
Marina Mattar foi diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), em 2020, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Associação Brasileiro da Indústria Química (ABIQUIM), entre 2014 e 2020, diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), em 2020 e 2021, e senior advisor na FTI Consulting, entre 2020 e 2023.

 

Em 2021, foi secretária-executiva da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo no Congresso Nacional representando o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e trabalhando na estruturação da Frente. Marina também foi coordenadora-executiva da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) no Congresso Nacional durante mais de cinco anos; membro do Leadership Group on Energy & Climate Change do International Council on Chemical Associations (ICCA) por quatro anos; foi conselheira dos conselhos de Assuntos Legislativos e de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e representou o setor químico na Coalizão Indústria. Também adquiriu experiência no Departamento de Relações Governamentais da Diretoria Institucional da BASF (São Paulo); no Escritório da Secretária-Geral da Anistia Internacional (Londres); no Escritório de Comércio e Investimentos do Governo de Illinois (Chicago); nas áreas de Políticas Públicas e Campanhas Internacionais do Instituto Sou da Paz (São Paulo); no Departamento Comercial do Consulado Americano (São Paulo); e da Rádio de Língua Portuguesa do Departamento de Informação Pública da ONU (Nova York).

 

Marina foi uma dos entrevistadores convidados de diversas edições do programa Direto ao Ponto da TV Jovem Pan, em 2022, e também participou de debates e palestrou sobre Economia de Baixo Carbono em eventos no Brasil e no exterior, inclusive nas Conferências das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 22, 23, 24, 25 e 27), em Marrocos, Alemanha, Polônia, Espanha e Egito; no Climate Business Forum do International Finance Corporation (IFC) do World Bank, em 2017, na Índia; em conferências anuais da Associação Química e Petroquímica da América Latina (APLA), em 2017 e 2018, na Argentina e no México; na abertura da Semana Preparatória do Clima da ONU para América Latina e Caribe, em Salvador, em 2019; entre outros. Marina também liderou duas delegações de parlamentares brasileiros para conhecer soluções químicas para a Economia de Baixo Carbono na Alemanha, em 2017 e 2019. Em abril desse ano, Marina integrou a delegação brasileira do UN Business Arena, realizada em Oslo, na Noruega.

Marina foi a responsável por dois projetos de advocacy (com candidatos à presidência da República; e FPQuímica) premiados pelo Prêmio Marco Maciel de Ética e Transparência entre os setores Público e o Privado. Em 2021, foi convidada pelo governo dos Estados Unidos a integrar o International Visitor Leadership Program (ILVP), que se concentrou em “Transparência e Responsabilidade no Governo”.

Graduada e mestre em Relações Internacionais pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Universidade de São Paulo (USP), respectivamente.

leticia macario_edited_edited.jpg

LETÍCIA
MACÁRIO

Escritório Regional - Brasília

19 99892-7317

leticia.macario@perspectivasbr.com

Graduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Leticia é responsável pelo Escritório Regional de Brasília da Perspectivas, integra o time desde abril de 2021.

Atuou como presidente organizacional da Strategos Consultoria Política Jr., empresa júnior da universidade e maior consultoria política júnior do país, onde liderou a execução de projetos de relações governamentais para federações e consultorias a nível estadual e federal e organizações não governamentais do setor ambiental, com foco no mapeamento e monitoramento de projetos e stakeholders e desenvolvimento de estratégias de advocacy para o bioma da caatinga.
Foi membro da coordenadoria acadêmica do Projeto Politeia e do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde (NEPOS). Possui experiência anterior na Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Integra os Comitês Jovem e ESG da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG).

ana_edited.jpg

ANA CLARA TAVARES

Escritório Regional - Brasília

11 96484-8186

anaclara.tavares@perspectivasbr.com

Graduanda em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Certificada em Processo Legislativo por curso oferecido pelo Projeto Politeia. Atualmente integra a gestão do Projeto Politeia, como Coordenadora Geral. O projeto promove a maior simulação da atividade do Legislativo Brasileiro. Também faz parte do Grupo de Pesquisa Ipê - Informações Públicas e Eleições, da Universidade de Brasília.

Durante 2021, foi integrante do projeto de extensão universitário Política na Escola, atuando como monitora voluntária e, entre 2021 e 2022, foi membro da Strategos Consultoria Política Jr., onde atuou como gerente de projetos e assessora da presidência institucional. Ana Clara também tem experiência prévia em relações governamentais com foco no terceiro setor e com o setor industrial, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

matheus abreu_edited_edited.jpg

MATHEUS
ABREU

Escritório Regional - Brasília

61 998343-2677

matheus.abreu@perspectivasbr.com

Designer gráfico e graduando em Marketing Digital, pela Faculdade Anhanguera. É certificado em User Experience, Big Data e Analytics, Design Thinking e Marketing em Plataformas de Social Media pela FIAP Centro Universitário. Foi militar da Força Aérea Brasileira (FAB) entre 2016 e 2022 e possui experiência na área de criação e design gráfico desde 2013.

brenda_edited.jpg

BRENDA
REIS

Escritório Regional - Brasília

61 99198-3587

brenda.reis@perspectivasbr.com

Estudante do quinto semestre de Administração Pública da FGV-EPPG, é Diretora de Projetos da Capital Consultoria Jr., empresa júnior da FGV. Possui experiência com Iniciação Científica, com Bolsa FAP-DF e FGV-EPPG, em um projetos de pesquisa relacionados a projeção econômica das famílias e análises sócio-políticas das políticas públicas do Distrito Federal em nível macro.

Durante sua graduação, se engajou em diversos projetos e iniciativas referentes ao desenvolvimento de políticas públicas sob uma perspectiva transversal e sistêmica no acesso à política e suas implicações.

bottom of page